Estudo

Irradiação à Distância

Pilar
Cuidar
Estudo
Publicação em
9/3/2020

Irradiação à Distância

Em termos de Espiritismo a definição para irradiação é: Transmissão de fluidos espirituais à distância.

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)

Etimologicamente irradiar significa lançar de si, emitir(raios, energia, fluidos, pensamentos, sentimentos).Radiar tem o significado de resplandecer, refulgir, lançar raios de luz ou calor, aureolar, cercar de raios refulgentes; irradiar. Vibração é o ato de vibrar, ou seja, fazer oscilar, bramir, agitar, mover qualquer fluido ou energia na atmosfera.

Em termos de Espiritismo a definição para irradiação é: Transmissão de fluidos espirituais à distância.

Fundamentos da Irradiação:

“A prece em comum tem ação mais poderosa, quando todos os que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e colimam o mesmo objetivo, porquanto é como se muitos clamassem juntos e em uníssono.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, item 15)

“O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, que impulsionado pela vontade alcança o ponto desejado, seja no caso de recepção de nosso apelo, ou no momento em que apenas lhe chegue o nosso bom pensamento.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, item 10)

“Para compreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos nos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou na dimensão espiritual, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som. ”(O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, item 10).

Mecanismo de Irradiação:

Possuímos, em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende além dos limites da nossa esfera corporal. (O Livro dos Espíritos, pergunta 662)

Os nossos pensamentos e sentimentos podem ser irradiados a longas distâncias num mesmo plano devida ou entre os planos físico e espiritual.

A capacidade de expansão dos nossos pensamentos e sentimentos guarda relação com a nossa evolução, porque “cada um de nós respira (vibra) em determinado tipo de onda. Quanto mais primitiva se revela a condição da mente, mais fraco é o influxo vibratório do pensamento (...)”. “Entre a terra e o Céu” - André Luiz, Cap. Conflitos da Alma.

Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais, não manipulando-os como os homens manipulam os gases, mas empregando o pensamento e a vontade. Para os Espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem aos fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas; mudam-lhes as propriedades como um químico muda as dos gases ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. Algumas vezes, essas transformações resultam de uma intenção; doutras, são produto de um pensamento inconsciente (ou espontâneo). Há mais: criando imagens fluídicas, o pensamento se reflete no envoltório perispirítico, como num espelho; toma nele corpo e aí de certo modo se fotografa.(“A Gênese - Allan Kardec”, Cap. XIV, itens 14 e 15).

Os fluidos e forças magnéticas psíquicas e espirituais, submetem-se à lei das proporções, isto é, cada um de nós movimenta uma certa quantidade relativa dessas forças, que pode ser ajuntadas com as do mundo espiritual proporcionalmente sendo então carreadas para o seu objetivo. (“Palavras da Vida Eterna”, cap. 31 – Emmanuel)

Dessa forma, através da prece, aliada à vontade sublime de direcionar recursos fluídicos, formar-se-á uma corrente fluídica. Tal corrente é composta por fluidos dos encarnados que oram, e dos fluidos espirituais manipulados pelos Espíritos cooperadores que auxiliam na irradiação. A vontade é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento tornado força motriz.

Fonte: União Espírita Mineira - https://www.uemmg.org.br/sites/default/files/public/download/arquivo/06-ferramenta_do_ae_irradiacao_r_23_05_17.pdf